Image Map

Resenha: As Vantagens de Ser Invisível


As Vantagens de Ser Invisível,
de Stephen Chbosky,
editora Rocco.


As vantagens de ser invisível nos leva ao mundo de Charlie, um adolescente que escreve suas aventuras e desventuras, na escola e fora dela, em forma de cartas para um leitor desconhecido, narrando os seus sentimentos, relações, esperanças, medos e descobertas de forma engraçada, simples e inocente.

Com leveza nos faz adentrar em um jogo próprio, em suas dificuldades, seus altos e baixos, e através de seus olhos nos mostra as suas relações com seus pais, seus irmãos, seu professor e seus novos melhores amigos, Sam e Patrick.

Com foco nas percepções de Charlie e suas relações, Stephen Chbosky desenvolve uma história engraçada, cativante, reflexiva e emocionante. Um livro forte e existencialista.

Confesso que como potterhead, conheci primeiro o filme por causa da Emma Watson, e com o Ezra Miller (atuação sublime em Precisamos falar sobre o Kevin) e o Logan Lerman (meio-sangue aqui), fiquei ainda mais intrigada para assistir. Sabendo que era uma adaptação fiquei receosa em ver antes de ler o livro, porém acabei cedendo a curiosidade e passei o ano novo assistindo ao filme. Adorei. Coloquei o livro na minha lista, e na primeira oportunidade comprei. Demorei para ler, justamente por causa do filme, mas quando o fiz, novamente não me arrependi.

Logo ao conhecer Charlie percebemos seu diferencial. Ele é inocente, doce, puro, tem dificuldade em se relacionar, e é depressivo e solitário. Com o passar da história vamos conhecer as raízes da personalidade de Charlie, e também percebemos sua evolução. E tudo começa com a sua amizade com Sam e Patrick. Ele se torna infinito ao compartilhar suas emoções, ao se permitir a troca de experiências, se apaixona e se abre às possibilidades.

Com seu professor adentra no maravilhoso mundo da leitura, que nos leva a lugares desconhecidos, nos surpreende, fascina e ensina. Os livros têm um papel importante na vida de Charlie. Tem como não se identificar?

E com a evolução das relações na escola, percebemos também que ele evolui no relacionamento familiar, mostrando como todas as áreas da vida se conectam e como a auto-estima tem um papel importante nas nossas vidas.

Eu particularmente gosto da narração em primeira pessoa, pois ela nos permite, quando bem-sucedida, uma conexão maior com o personagem principal, uma identificação profunda, que nos faz refletir e comparar com a nossa própria história. Nos emociona e encanta de uma forma única. E é assim com As vantagens de ser invisível, um livro sensitivo e perceptivo. Uma história pesada, contada de forma leve pela pessoa mais inocente que “conheci”. E mesmo sabendo o final, me senti despreparada e emocionada quando cheguei as páginas finais.

Um livro curto, de leitura rápida, mas que em 224 páginas me fez rir, chorar, e sentir toda a desesperança e todo o amor do mundo. Profundo, apaixonante, infinito. Como Charlie, Sam e Patrick (aliás, não há um elenco mais perfeito para esse livro que o escolhido). Como é se sentir na pele de outra pessoa? Leia e descubra.

Por Andressa Helena
Colaboradora

6 comentários:

  1. As vantagens de ser invisível, é lindo mesmo <3
    Adorei a sua resenha Andressa Helena. :)

    abs,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tô lendo de buenas, gostando e tudo mais e vejo no final: Por Andressa Helena
    Colaboradora
    MASOQ *O* consegui colaboradora e nem avisa? u-u

    Andressa, parabéns pela resenha :3
    Eu assisti primeiro o filme e chorei horrores '-'
    Mas o livro não me tirou nenhuma lágrima e posso dizer que até gostei mais do filme do que o livro e-e

    E seeeja bem vinda :3

    Beijos,
    Nathália
    www.livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá : )
    Já ouvi falarem muito bem desse livro, e já está na minha lista! Acho que vale a pena!
    Um abraço

    www.my--bookshelf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. E aí?
    Já li esse livro e tive uma experiência muito legal com ele. Aprendi muito com ele. Agora essa história tem um significado muito grande para mim. Muito bom!

    ps: estou querendo fazer parcerias com blogs bem visitados e gostei do estilo de seu blog. Você foi indicado pela Stéfane Refrande para que eu fizesse uma parceria com você. Você estaria interessado?

    http://literaturasentimental.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me manda um e-mail para que a gente possa conversar melhor ;)

      Excluir